segunda-feira, 17 de maio de 2010

O PAPALAGUI, pelo Pé de Vento.

Lembro-me que o livro "Papalagui" circulou em Portugal, profusamente, poucos anos depois do 25 de Abril.Trata-se, como de todos é sabido, do discurso de Tuiavii, chefe de uma tribo  das ilhas Somoa, depois de ter visitado a Europa, na primeira década do século XX. Palavras desconcertantes na sua filosofia primária mas primordial, que não deixam de inquietar e interrogar a quem as ouve. Não era isto a linha de força de Sócrates ( o senhor engenheiro não é para aqui chamado!), o interrogar, respondendo a um impulso interior?
Mas aqui, enquanto amante de teatro e no registo das minhas emoções, o que me interessa é o que se passou no palco e a maneira como João Luiz pegou num texto (in)cenável, sem didascálias, nem nada. Fê-lo de uma maneira criativa e sabedora, recorrendo uma pequeno número de praticáveis, que manuesados pelo actor, mais não faziam do que sublinhar e enriquecer o monólogo. Particularemente bonita, embora propositadamente claustrofóbica, toda a cena dentro do cubo:
"É perigosa esta maneira de indagar e contar as luas.Sabemos que ao fim de muitas luas estamos próximo da morte e acabamos mesmo por morrer", diz o chefe Tuiavii.
Há no desempenho de Paulinho Oliveira uma presença física muito forte, uma excelente dicção - pouco actores possuem esta imprescindível ferramenta - e momentos de pausa que nos permitem reflectir. O seu registo vocal, cheirando aos calores  africanos, muito ganharia se carregasse no seu sotaque "angolanês", com o que lhe daria um tom exótico. O desenho de luz, um aspecto de que muitos espectadores não dão conta, é muito bem conseguido.
É de louvar trabalho do Pé de Vento, e do João Luiz, em particular, pela luta insana que trava para chamar ao teatro a canalha pequena, e não só, formatada na "morangada", na avalanche etílica das novelas e na rasquice dos filmes da Luso Mundo e Castello Lopes. É trabalho militante em prol da cultura a que muitos dão pouca importância.
Bom, mas isso, são outras cenas, outros teatros. Ou outras novelas.

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